PTT virtual: “complicativo”?

PTT virtual: “complicativo”?

A radiocomunicação é a base das comunicações bidirecionais atuais. A evolução da radiofrequência para prover serviços de voz e dados (operadoras telefônicas móveis). Quando se trata de comunicação empresarial em indústrias, construtoras, hotéis, segurança privada, eventos e outros, o excesso de recursos e aplicativos pode desviar a atenção dos usuários para as redes sociais, música, jogos, TV ou vídeos.

Quem usa rádio, aperta e fala. Quem usa celular com PTT virtual usa um dispositivo construído para ser um celular, que por meio do aplicativo emulará um rádio, que está numa camada de software e passa por um caminho suscetível a conflitos ou bugs. Teoricamente, botões que virtualizam o botão físico do PTT dependem do perfeito funcionamento de emulador, software, firmware e das redes 2G/3G/4G. Rádio funciona em qualquer lugar sem depender das ERBs (antenas) de operadoras, que numa emergência podem não funcionar. Você não baixa aplicativo, não cria login e senha e não se preocupa com sistemas operacionais.

Simplesmente aperta e resolve. Sem bugs.

PTT: push to talk = aperte para falar. O serviço não é tarifado, as chamadas são feitas em grupo e o ‘caminho’ entre decidir e comunicar à equipe torna-se rápido. As operadoras não oferecem chamadas em grupo, uma das principais vantagens da radiocomunicação, que através do botão REAL de PTT permite que em tempo REAL todos tenham acesso às informações e decisões.

→ Imagine uma autoridade chegando a um local para uma cerimônia e a equipe de segurança se comunicando através de telefonia celular… Um ligaria pro outro, que ligaria pro outro, que ligaria pro outro? Todos ficariam vulneráveis em termos de comunicação (eventuais falhas) e segurança propriamente dita. Com rádios portáteis, apertou/falou/resolveu. Imediatamente, sem discar.

→ Assista o vídeo “Rádio x celular”.

Principais reclamações de aplicativos PTT em smartphones:

• Volume baixo ≠ Rádios profissionais tem áudio potente e acessórios de áudio que reduzem ruído, além da possibilidade de amplificação • Aplicativo trava de vez em quando ≠ Seu rádio não trava “do nada”: se descarregar, em poucos segundos você substitui a bateria. Seu rádio opera tranquilamente • Mensagens como “O aplicativo parou” ≠ Rádio não para assim. E mesmo se parasse, você imediatamente o substituiria • O botão virtual de PTT ‘some’ da tela inicial: o usuário precisa desbloquear aparelho, deslizar a tela pra achar ícone ou ir no menu, procurar aplicativo e abrir ≠ Em radiocomunicação, não existem distrações, ícones, telas no menu… O usuário está 100% disponível para produzir em suas faixas de frequência/canais.


Ver todos os posts do blog   → Assista: as vantagens da radiocomunicação  Case de sucesso Agecom

email
Posted by admin 
  • Chamadas em grupo, Rádio X celular, Radiocomunicação